Superstições.
Na sequência de um comentário no facebook sobre não usar colares por cima da barriga, lembrei-me de pesquisar outros dizeres e superstições que correm por aí, relativamente à fase de gestação.
Não me recordo de nenhum dizer sobre a gravidez antes de ficar barriguda (também não estava muito atenta), mas depois, e até agora, só ouvi três: o dos fios, que não se deve montar o berço/ fazer a cama cedo, só mais próximo da data de nascimento e que se o bebé chorar dentro da barriga é sinal que vai ter "poderes". Ahh... mas só se a mãe não disser nada a ninguém, caso contrário, já nasce um bebé "normal".
Ora após pesquisa, decidi compilar o top 10 das superstições sobre gravidez/ parto (sem nenhuma ordem específica):
1. Não passar debaixo de uma estaca (daquelas das feiras, que tem a corda agarrada ao chão). Ao que parece, o cordão umbilical pode enrolar-se à volta do pescoço do bebé.
2. Não ser madrinha de batismo quando se está grávida. Esta é muito mórbida porque parece que se tal acontecer, um deles acaba por morrer.
3. Em relação a marcas/ sinais no corpo das mini-pessoas encontrei vários motivos: para além dos fios, também pode ser derivado ao facto de a grávida guardar chaves ou metais nos bolsos, cheirar flores, pegar em animais mortos e deixar os animais tocar na barriga. Esta última lixou-me!
4. Esta é estranha e não faço ideia do que, na prática, significa: não estender (ou deixar estendida) a roupa do bebé durante a noite, na rua. Quando a roupa apanha o luar, o bebé fica com "a lua", que é aquilo que os bebes fazem de abrir os olhos e sorrir quando estão a dormir. Spooky.
5. Encontrei outras teorias para o choro do bebé dentro da barriga, mas todas eram concordantes em que a mãe não devia contar a ninguém, caso contrário não se concretizava. Uma delas era que a criança nascia com "poderes", que iria ser adivinho ou que seria uma pessoa com sorte durante toda a vida.
6. A primeira pessoa que entrar em casa (sem ser a mãe e o pai), após a aquisição/ oferta da primeira peça de roupa da mini-pessoa, vai definir o sexo do bebé. Se entrar um mulher, vai ser menina, se entrar um homem, vai ser menino.
7. Na lua cheia os partos são mais fáceis e sem complicações. Esta teoria até me parece relativamente fácil de confirmar.
8. Se a grávida tiver muita azia, o bebé vai nascer cabeludo. Esta vou eu própria poder confirmar, quando a C. nascer.
9. A grávida não deve coser roupa, caso contrário, pode ficar "cosida" e não conseguir dar à luz.
10. As grávidas não devem ir a funerais, nem missas rezadas pela alma de algum falecido, sob pena de o espírito do falecido tomar posse da criança, ainda dentro da barriga. Que medo!!
Alguém tem alguma história que comprove a veracidade destas superstições?
Eu fui ao funeral do meu pai e é verdade que a Laura é uma pequena cabrazinha, tal como o meu pai. Tive imensa azia, ao ponto de chorar, e ambas nasceram muito cabeludas. Cosi imensa roupa, fiz a cama antes, a MJ nasceu na lua cheia e foi um tirinho mas a L não e também foi um tirinho, não entendi a dos colares e se fosse verdade os ciganos não teriam filhos. lololol Há coisas muito cómicas.
ResponderEliminar