quinta-feira, 13 de junho de 2013

As terríveis cólicas


Nunca liguei muito ao tema das cólicas. O pai da criança andava em pânico, à espera que elas chegassem. Eu desdramatizava. Questionava o porquê de ele sofrer por antecipação. Acreditava que não seria um tema muito dramático e se surgissem que não seria uma coisa do outro mundo.
Pois... a verdade é que é um drama. Lembro-me inúmeras vezes duma das enfermeiras do hospital dizer que existiam muitas soluções para as cólicas, mas quem surgisse com a "cura" para as mesmas ficaria rapidamente milionário. Já entendo porquê. Eu não gosto de tomar medicamentos, adio até não poder mais e naturalmente resisti bastante a dar o quer que fosse à C. assim tão pequenina, quanto mais um medicamento para as cólicas, ou seja, algo que não era de todo essencial e muito menos antes de ela as ter ou de sabermos se as viria a ter. Quase duas semanas depois de estarmos a viver o drama das cólicas, continua a custar-me dar medicação à mini-pessoa, mas é tão desesperante ver a nossa bebé a sofrer daquela forma e não conseguir aliviar a dor dela, que tentamos de tudo. Todas as soluções que já experimentámos resultam. Mas resultam duma forma limitada, ou seja, durante dois minutos, no máximo. Rapidamente ela volta a berrar como se lhe tivessemos a fazer a maior maldade que alguma vez poderiamos fazer. Atualmente tem 3/4 crises de cólicas por dia, o que não é fácil de gerir, claro, mas hoje encontrei a luz ao fundo do túnel. Na última crise e já depois de ter experimentado todos os "truques", olhei para o pc e lembrei-me do post do secador. Rapidamente abri o youtube, escrevi "útero materno", pus o som no máximo e ao fim de três minutos daquele som, a C. estava a dormir, ferrada, no meu colo. Não sei se será uma solução como as outras, ou seja, que rapidamente deixa de fazer efeito, mas quero acreditar que não, pela forma como acalmou e como o secador funciona com ela. A verdade é que ela está a dormir ao meu lado, tranquila como um anjinho, há mais de três horas, o que é um feito!
Assim sendo, o meu próximo passo é gravar o som maravilha no telemóvel, para ficar rapidamente acessível quando as terríveis surgirem sem serem anunciadas!

2 comentários:

  1. Aguenta Cata. Não há muito que se possa fazer. Passear com ela deitada no braço esquerdo massajando a barriga com a mão direita, a bicicleta com as perninhas dela, o fabuloso bebégel e pouco mais. É aguentar. Conheço pessoas cujos bebés choraram 6 a 8 horas por dia durante 4 meses, gritos horripilantes. O meu sobrinho, pobrezinho, chorava ele, chorava eu, chorava a mãe e o pai, viveu quase 5 meses no colo de todos nós. Depois passou, assim de repente. É muito chato, desesperante mesmo :(

    ResponderEliminar